Branding

Esse é um trabalho de marca que realizei durante meu período na ConectCar, com o objetivo de atualizar a comunicação visual da companhia.


Contexto

A ConectCar atua no ramo de meio de pagamento para pedágios e estacionamentos. Em 2019 a empresa decidiu desenvolver um trabalho de atualização de suas plataformas digitais. Para garantir unidade em sua comunicação online e offline, trabalhei em uma evolução de marca que proporcionasse sensação de unidade omnichannel, abrangendo desde o site até campanhas em ambientes físicos.

Logo

Aqui a intenção foi aplicar a ideia do princípio M.A.Y.A. (Most Advanced, Yet Acceptable) para garantir adesão interna e externa. O logo então passou por ajustes para que sua aplicação fosse mais eficiente, otimizando suas proporções e modernizando sua forma, sem romper com o material preexistente.

Logo antigo

Ajustes

Logo novo

Paleta

O elemento com maior associação à marca, segundo pesquisas com os consumidores, era a nossa paleta: o laranja vivo se destaca dos concorrentes. Mas ele sozinho não era suficiente para nos ajudar a atingir os objetivos de marca. Desenvolvi então uma paleta onde novas cores de apoio foram acrescentadas. Elas ajudam a desenvolver ilustrações e criar composições mais interessantes. 

Paleta institucional

Principais cores da marca, que identificam a ConectCar.

Paleta secundária

Usada para criar contrastes nas ilustrações.

Paleta terciária

Utilizada em alertas e áreas neutras, como backgrounds.

Outro elemento que entrou na jogada foi uma nova família tipográfica: a Averta. Suas linhas são mais orgânicas do que a maior parte das fontes geométricas, e seu traço "true italic" combina muito bem com o logo. Com ela, tornou-se possível criar chamadas mais impactantes para os materiais. Em conjunto com a Lato ela forma a identidade tipográfica da ConectCar.

Tipografia





Ilustração

O terceiro elemento incorporado ao novo guide foram ilustrações próprias. A ConectCar já usava ilustrações, mas geralmente elas eram retiradas de bancos de imagem e não casavam muito bem com a marca. Com ilustrações próprias foi possível chegar a um traço coerente que respeita as linhas orgânicas dos elementos da marca.

Para continuar o trabalho de trazer mais unidade à comunicação, fiz algumas adaptações nos ícones. Assim eles passaram a ter uma linha de desenvolvimento mais lógica, o que facilita na criação. Suas proporções também foram revisitadas, para que funcionassem melhor em conjunto.

Iconografia

A linguagem fotográfica também passou por ajustes. Defini 5 grandes grupos que nos ajudam a escolher o tema ideal para cada foto, e trouxe um tratamento de imagem que as torna mais proprietárias, uma vez que elas são provenientes de bancos de imagens.

Fotografia

Guidelines

Tudo foi devidamente embalado em novas regras para construção de layouts, com diretrizes claras que podem ser reproduzidas facilmente mesmo por designers que não estão tão familiarizados com a marca. Assim, garante-se que fornecedores externos tenham plenas condições de criar peças da mesma forma que se faz dentro da empresa.


Aplicações de marca














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