Nesse case busco demonstrar como trabalho com desenvolvimento de pessoas e times, utilizando minha experiência com educação para ajudar equipes a multiplicarem seus conhecimentos e aprimorarem seus processos de trabalho, qualidade de entrega e relacionamentos interpessoais. Esse modelo de trabalho já foi adaptado e aplicado por mim nas empresas PagSeguro, BEES Bank, Youse e Cubos Academy.


Aprender & Crescer


Liderar e gerir pessoas para mim é algo diretamente relacionado ao desenvolvimento de cada indivíduo que faz parte de um time, como profissional e pessoa. Garantir prazos e entregas mal arranha a superfície do trabalho de alguém que deseja ocupar uma cadeira de gestão. Para ter um time com boa performance é preciso fornecer a todos as ferramentas e condições adequadas para seu florescimento, assim como acompanhamento e incentivo.

Contexto


Para coordenar um time de Designers de Produto é preciso ter atenção a duas coisas, simultaneamente: gestão de pessoas e gestão de processos. Nesse case você pode ver uma dessas facetas. Se quiser entender mais sobre como trabalho com processos, acesse meu projeto sobre Design Estratégico.



Liderança revolucionária, que busca ajudar na emancipação das pessoas para que deixem de atuar como "meras operadoras” e assumam o papel de agentes criativas.

Pensamento sistêmico
Domínio pessoal
Quebra de modelos mentais
Visão compartilhada
Aprendizagem em equipe


Gestão humanizadora



O que faz?


Como faz?



No dia a dia isso significa:

Acompanhamento individual com foco nas pessoas lideradas

Cerimônias coletivas de compartilhamento de aprendizado

Desenvolvimento de hard skills e soft skills com base em aplicação prática

Trilha de aprendizado personalizada para cada pessoa liderada

Planejamento, execução 
e acompanhamento 
de projetos de forma descentralizada


Gestão começa com pessoas e é nelas que essa parte do processo foca. Meu processo de gestão tem como objetivo trabalhar os pontos fortes e desenvolver o que tem espaço para melhora em cada pessoa, respeitando seu momento de carreira e as necessidades do time e da empresa. Sendo assim, começo sempre criando um ciclo de avaliações que traz uma visão aprofundada de cada indivíduo.


Entendendo
o time




Cargo vs. nível de conhecimento

Cada um de nós possui um trajeto único, na vida e no trabalho, o que nos leva a diferentes níveis de conhecimento e desenvolvimento de habilidades mesmo estando em estágios de carreira similares. Compreender esses níveis é o primeiro passo para desenvolver estratégias de evolução pessoal.


Estágios do conhecimento


Os estágios do conhecimento se refletem em nossa carreira da seguinte forma:


Na prática, porém, nossos conhecimentos não se desenvolvem de maneira uniforme. É possível ter um grande conhecimento em UX Research, por exemplo, mas não apresentar o mesmo nível de proficiência em UI Design. Por isso é importante aprofundar o olhar individualmente, considerando as diversas áreas de conhecimento necessárias para ser um Product Designer capaz de trabalhar bem em equipe, combinando habilidades técnicas e comportamentais.


  • A pessoa responde a um questionário para avaliar seu próprio conhecimento, considerando os principais habilidades técnicas necessárias a Product Designers.

  • As pessoas designers do time avaliam o trabalho umas das outras com base em suas percepções, considerando sua convivência e trocas do dia a dia.

  • Designers não atuam sozinhos, e é preciso que todos os aspectos do seu trabalho funcionem dentro e fora do próprio time. Por isso, os colegas de squad também avaliam o trabalho das pessoas designers com que atuam com base em suas percepções considerando sua convivência e trocas do dia a dia.

  • Enquanto liderança, analiso os resultados das autoavaliações e os comparo aos resultados da execução e entrega dos designers, afim de sugerir possíveis ajustes. Se necessário, as sugestões de ajustes são levadas para serem discutidas com cada pessoa individualmente.

  • Nessa etapa eu discuto com cada designer os resultados do seu mapeamento de habilidades e os feedbacks de pares e colegas de squad, levando em consideração as expectativas para o seu nível de carreira, afim de encontrar seus pontos fortes e seus pontos a desenvolver.

  • Aqui defino, junto à pessoa designer, uma trilha de desenvolvimento personalizada com base nos seus resultados e objetivos de carreira, trabalhando em cima de um modelo customizável que construí para essa finalidade.

  • A partir desse ponto a pessoa designer coloca em prática os planos de ação traçados para o seu desenvolvimento e, com meu apoio, monitora seus resultados até o próximo ciclo, podendo implementar ajustes em sua trilha de desenvolvimento caso necessário.


Design 360º



O Design 360º é um sistema composto por 7 etapas, criado por mim para avaliar designers através de diversas perspectivas, considerando suas hard skills e soft skills.



Mapeamento de habilidades

Essa é uma autoavaliação que visa coletar, analisar e sintetizar dados sobre habilidades técnicas dos designers para entender em que nível seu conhecimento se encontra.



O que avalia:

Research
Conhecimentos relativos à realização de pesquisas, incluindo entrevistas, questionários, análise heurística, testes de usabilidade, entre outros.

Design Estratégico e Design Thinking
Entendimento sobre processos de design e boas práticas de construção e evolução de produtos digitais, com metodologias adequadas.

UI Design
Capacidade de projetar interfaces para produtos digitais aplicando as melhores práticas de usabilidade, mantendo e aprimorando padrões e garantindo documentação de qualidade.

UX Writing
Conhecimentos voltados para a escrita técnica em interfaces com o objetivo de garantir pleno entendimento de suas funcionalidades.

Cultura de Design
Práticas do dia a dia e interação com o time de design e outras áreas da empresa.


Como funciona:

A pessoa avaliada responde a um questionário com 46 perguntas divididas em 5 grandes campos de conhecimento relativos a Product Design, indicando seu nível de proficiência em cada habilidade específica. Ao final o que se obtém é uma média do nível de conhecimento em cada uma das áreas de conhecimento, com entendimento específico de quais habilidades estão bem desenvolvidas e quais precisam ser trabalhadas.

Exemplos de questões:

Parâmetros:

Não conheço

Não estou familiarizado com a prática.

Novato

Entendendo do que se trata, bem como sua importância.

Iniciante

Atuo nessa competência sob supervisão de um gestor ou colega de equipe.

Intermediário

Demonstro essa competência independente da supervisão ou incentivo de um gestor ou colega de equipe.

Proficiente

Domino essa competência e sou capaz de orientar outros designers em sua aplicação.

Expert

Desenvolvo e crio novas maneiras de aplicar essa competência, além de mentorar outros designers.



O resultado final traz as pontuações médias de cada campo do conhecimento, indicando o nível em que a pessoa designer se encontra:



Feedback de pares e colegas

Este é um momento em que a pessoa designer é avaliada por aqueles com quem trabalha no dia a dia. Essa visão nos ajuda a calibrar a auto avaliação e compreender melhor sobre sua convivência com as pessoas ao redor, performance, execução de tarefas e entrega de resultados.



O que avalia:

Comunicação
Capacidade de trocar informações com seus pares e colegas de forma eficiente e respeitosa.

Flexibilidade
Adaptação a diferentes cenários e situações, e disposição para implementar mudanças positivas.

Foco no cliente
Visão centrada na pessoa usuária como base para tomada de decisões.

Trabalho em equipe
Participação na rotina do time, cumprimento de acordos, colaboratividade, saúde das interações.

Priorização
Organização da rotinha de forma alinhada aos objetivos traçados pelo time.

Iniciativa
Capacidade e disposição para tomar decisões por conta própria em prol de objetivos coletivos.

Assets e documentações
Qualidade dos entregáveis de um projeto e preocupação com a rotatividade dos arquivos.

Orientação para resultados
Entendimento da visão estratégica da companhia e do produto e sua aplicação nas tomadas de decisão.

UI Design
Capacidade de projetar interfaces para produtos digitais aplicando as melhores práticas de usabilidade, mantendo e aprimorando padrões.

UX Design
Qualidade da experiência das soluções propostas pela pessoa designer em seus projetos voltados às pessoas usuárias de um produto.

Mentoria
Capacidade de apoiar outras pessoas em habilidades que a pessoa designer já esteja bem desenvolvida.


Uma mesma habilidade pode exigir níveis de capacidade e desenvoltura para cada etapa de carreira, como destrinchado a seguir:


Como funciona:

A pessoa designer é avaliada através de dois questionários diferentes, um destinado a seus pares designers e outros a colegas de equipe das squads. As questões nos formulários são adaptadas para priorizar aquilo que cada grupo pode avaliar melhor. Por exemplo: num geral, os pares são mais qualificados para responder questões sobre a qualidade técnica das entregas (UI e UX Design), e os colegas tem mais visão sobre interações da rotina (Priorização e Iniciativa).

Além disso, as perguntas do questionário respeitam a expectativa do nível de carreira de cada pessoa designer, para que os resultados sejam adequados ao momento de cada um.

Veja como a mesma pergunta varia para cada nível de carreira:

Designer Junior

Designer Pleno

Designer Sênior

Parâmetros:

Abaixo das expectativas

Pode melhorar

Dentro das expectativas

Excelente

Acima das expectativas



Nem sempre nossa visão pessoal sobre o trabalho que realizamos é coerente com a visão daqueles ao nosso redor e com o que entregamos na prática. Por isso, com os resultados das etapas anteriores em mãos e fazendo também minha própria avaliação sobre as entregas, levando em consideração as expectativas para cada nível de carreira, esta é uma etapa em que reviso com cada designer suas respostas ao mapeamento de habilidades e aplico ajustes caso necessário e de comum acordo.


Calibração


Esse é um momento dedicado a discutir com cada designer os resultados de suas avaliações. Para isso eu preparo um material com todos os seus resultados e principais comentários deixados por seus pares e colegas, com cuidado para manter a anonimidade.


Análise de resultados


Veja uma pequena amostra das telas inclusas no material final da avaliação:



  • Objetivo:

    Ampliar o campo de visão sobre a habilidade ou pilar de conhecimento. Buscar entender sobre o assunto e assimilar o conteúdo que consumir sobre ele. Procurar saber o que é, para que serve, em que momento e de que forma aplicaria a habilidade.

  • Objetivo:

    Buscar referências, debater e refletir criticamente sobre a habilidade ou pilar de conhecimento. Consumir conteúdo sobre o tema em diferentes mídias, estudar e anotar reflexões sobre o assunto, entender como diferentes pessoas em diferentes casos trabalham com o tema, refletir e desenvolver pensamento crítico.

  • Objetivo:

    Consolidar o conhecimento sobre a habilidade ou pilar de conhecimento. Buscar implementar o que aprendeu no dia a dia, envolver-se em projetos em que a habilidade que precisa de prática seja necessária, contando com o apoio de pares que já possuam o conhecimento desenvolvido.

  • Objetivo:

    Promover co-criações, debates, monitorar e dar suporte a outros naquela habilidade. Refinar o conhecimento através da discussão e compartilhamento de ideias. Organizar o que se sabe de forma que se torne compreensível para pares e colegas que ainda não compreendam tão bem o assunto.

  • Objetivo:

    Inovar, encontrar novas formas de usar, modernizar, e tornar-se uma referência naquela habilidade. Utilizar o conhecimento para evoluir padrões, processos e agregar à estratégia do produto.


Trilha de desenvolvimento



Essa é a etapa em que transformamos todas as informações levantadas anteriormente em planos de ação que ajudem a pessoa designer a se desenvolver e evoluir continuamente. Para isso, utilizamos os parâmetros combinados dos estágios do conhecimento e expectativas de cada nível para definir como o plano deve funcionar.


Exemplo de planejamento de trilha de aprendizado:

Como funciona:

Considerando um ciclo avaliatório de 1 ano, aqui as pessoas designers selecionam 8 habilidades (4 soft skills e 4 hard skills) em que querem trabalhar, dentre aquelas que já são fortalezas e também as que precisam evoluir.

Os pontos fortes podem ajudar seus pares e colegas, seja com sua participação em atividades ou mentorias. Os pontos a desenvolver são aqueles que demandam prática e em que a pessoa deve receber apoio dos demais.



Acompanhamento

Baseado nas definições de pontos fortes e pontos a desenvolver, a pessoa designer deve descrever quais serão seus OKRs para acompanhar sua evolução. Os OKRs surgem da combinação entre aquilo que se quer desenvolver e o nível de aprendizado em que a pessoa está no momento.



Importante:

As metas individuais devem se correlacionar com as do time e da empresa, para que sejam aplicáveis no dia a dia.


Como escrever os OKRs.:


Exemplo de construção dos OKRs.:


Com seus OKRs definidos, a pessoa designer está pronta para definir atividades do planos de ação que a ajudarão a cumprir seus objetivos, como fazer cursos ou desenvolver uma nova iniciativa com seu time.



Crescendo em equipe



Conhecimento que se compartilha, se multiplica. Quando atuamos em equipes, é importante que as pessoas compreendam que o conhecimento tem muito mais força se construído e aplicado de maneira coletiva. Por isso, uma parte essencial desse processo é incentivar a troca entre as pessoas. Para tanto costumo aplicar algumas cerimônias e dinâmicas que ajudam no processo.

Práticas para incentivar a colaboratividade:

Design Talks
Agendas de até 30 minutos onde os designers são convidados a fazer uma pequena palestra para seus colegas sobre um tema de seu conhecimento relacionado a Design.

Design Critique
Cerimônia em que o time de design se reúne para analisar uma demanda ou projeto em que alguém da equipe está trabalhando, com o objetivo de encontrar pontos a serem corrigidos ou refinados.

Design Day
Agenda imersiva periódica em que todos os designers se encontram para discutir o que precisamos evoluir como time, criar planos de ação e distribuir tarefas.

Pontapé
Agenda em que todos os designers do time se encontram para ajudar um de seus colegas a iniciar um projeto novo, discutindo, fazendo braninstorm e planejando o escopo do trabalho.

Biblioteca
Repositório colaborativo de conteúdos que ajudem o time em seu aprendizado, como guias, cases, modelos, links úteis e tutoriais.

Painel de mentoria
Os designers são convidados a disponibilizar parte de sua agenda para apoiar os colegas naquelas habilidades que já tem domínio, e aqueles que precisam de ajuda tem liberdade para marcar um encontro e receber apoio de seus pares.

Treinamentos coletivos
É comum que durante o processo de avaliação sejam identificados pontos em que todo o time se beneficiaria de mais conhecimento. Nesses casos, gosto de trabalhar o desenvolvimento com treinamentos e atividades em grupo.

Metas compartilhadas
Projetos e metas em que todo o time de Design possa trabalhar junto são importantes para incentivar a troca para além da rotina e estimular a produção de conhecimento coletivo.



Benefícios do processo:

Expectativas claras sobre 
as habilidades necessárias 
a cada nível de carreira

Visão estruturada sobre 
a capacidade do time 
de forma micro e macro

Insumos para tomadas de decisão como promoções, contratações e outras movimentações

Método humanizado que respeita necessidades individuais

Criação de sistema de apoio e compartilhamento 
de conhecimento



Ficha técnica



Nome do projeto

Aprender & Crescer

Aplicado nas empresas:

Participantes

Amanda Grigorio

Duração do projeto

Desde 2021 (perene)



Obrigada por acompanhar até aqui!

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